Idolatria Invisível

A IDOLATRIA é pecado, é obra da carne. Isso não é novidade pra ninguém, a Bíblia é bem clara quanto a isso:
  • Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,
    Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
    Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
    Gálatas 5:19-21
Mas o que é "idolatria"?
Idolatria é o ato de idolatrar alguém, algum objeto, ou seja lá o que for.
 
E o que é "idolatrar"?
Idolatrar é transformar alguém, algum objeto, ou seja lá o que for, em um ídolo.
 
E o que é um "ídolo"?
Um ídolo é um OBJETO de culto.
 
Entendidas essas questões, vamos em frente. Não vou falar sobre idolatria a imagens de escultura, Deus deixa isso muito claro:
  • Não fareis para vós ídolos, nem vos levantareis imagem de escultura, nem estátua, nem poreis pedra figurada na vossa terra, para inclinar-vos a ela; porque eu sou o SENHOR vosso Deus.
    Levítico 26:1
E não vou falar sobre idolatria ao dinheiro, ou as riquezas em geral, Deus é firme quanto a isso também:
  • Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.
    Lucas 16:13
Deus também deixa claro a questão de idolatrar pessoas, e incluimos aqui: pais, filhos, amigos, artistas, ministros do evangelho, etc.
  • Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.
    Mateus 10:37
Vou falar sobre um tipo de idolatria velada, que, infelizmente, muitas vezes é incentivada por pastores e lideres, não de forma aberta, mas de forma subjetiva, às vezes com a melhor das intenções. Vou falar sobre a idolatria a Deus.

Idolatrar a Deus também é pecado
A definição do dicionário para "ídolo" é que este se trata de um "objeto de culto"; Deus é digno de ser cultuado, mas Deus não é um objeto, e muitos o tratam desta maneira, uns de forma descarada e abusada, tentando "usar" nosso Deus apenas para conseguir suas coisas, sua casa, seu carro, seu marido/esposa, seu emprego; outros tratam o Senhor como objeto de culto de forma mais suave, até inocente. Vamos ver a definição que a Palavra dá para "idolo":
  • Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens.
    Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem.
    Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram.
    Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta.
    Salmos 115:4-7
Têm boca, mas não falam / nem som algum sai da sua garganta.
Muitos cristãos não vivem o sobrenatural de Deus, simplesmente porque não querem, ou não acreditam. Nosso Deus fala. Ele fala através de sinais, pregações, louvores e canções, mas também fala individualmente e pessoalmente com você através de sua voz majestosa:
  • Porém Samuel ainda não conhecia ao SENHOR, e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do SENHOR.
    O SENHOR, pois, tornou a chamar a Samuel terceira vez, e ele se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Então entendeu Eli que o SENHOR chamava o jovem.
    Por isso Eli disse a Samuel: Vai deitar-te e há de ser que, se te chamar, dirás: Fala, SENHOR, porque o teu servo ouve. Então Samuel foi e se deitou no seu lugar.
    Então veio o SENHOR, e pôs-se ali, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve.
    1 Samuel 3:7-10
Se você não busca ouvir a voz do Senhor, você trata o Espírito Santo como um ídolo que tem boca, mas não fala e não produz som algum com sua garganta.

Olhos têm, mas não vêem.
Às vezes nos esquecemos da onisciência de Deus, e fazemos coisas absurdas, simplesmente por não haver "ninguém por perto".
  • Ai dos que querem esconder profundamente o seu propósito do SENHOR, e fazem as suas obras às escuras, e dizem: Quem nos vê? E quem nos conhece?
    Isaías 29:15
Quando fazemos isso, e ignoramos a presença do Senhor em nossa vida, O tratamos como um ídolo que tem olhos, mas não vê.

Têm ouvidos, mas não ouvem.
Muitos não falam com Deus, e não oram por motivos diversos:
- Ih! esqueci de orar hoje;
- Estou em pecado, então melhor não falar com Deus;
- Ele não vai me ouvir;
Seja qual for o motivo, saiba que Deus sente saudades de sua voz, Ele gosta dela e quer ouvi-la
  • Eu te invoquei, ó Deus, pois me queres ouvir; inclina para mim os teus ouvidos, e escuta as minhas palavras.
    Salmos 17:6
Se você não fala com Deus, você O trata como um ídolo que tem ouvidos, mas não ouve.

Narizes têm, mas não cheiram.
Aqui entramos no campo das ofertas, a Bíblia nos diz o seguinte:
  • Assim queimarás todo o carneiro sobre o altar; é um holocausto para o SENHOR, cheiro suave; uma oferta queimada ao SENHOR.
    Êxodo 29:18
O holocausto, a oferta é um cheiro suave para o Senhor, ual! Que tremendo isso! Isso não se refere a valores, muito menos a dinheiro, isso trata de sacrificio por amor. Uma oferta é, de alguma forma, um sacrifício, pode ser financeiro, nosso tempo, nossa vontade, nossa voz, não importa, seja qual for o sacrifício ele deve ser feito por amor e não porque temos um "compromisso" ou uma "responsabilidade" com a igreja. Não ofertando por amor, o fazemos por fazer, e isso não cheira bem para o Senhor, e se pensarmos que Ele não se importa com isso, O tratamos como um ídolo que tem nariz, mas não cheira.

Têm mãos, mas não apalpam.
Precisamos confiar em Deus e em seu infinito poder, mas confiar de verdade. Algumas vezes, quando a luta se apresenta, nós colocamos a situação diante de Deus, e dizemos a famosa frase: "está em Tuas mãos Senhor". A maioria já passou por isso. Mas sempre estamos voltando lá e tomando a situação das mãos do Senhor, para tentar resolver de alguma forma, e fazemos isso porque nos falta fé, não confiamos tanto assim em Deus e achamos que certas coisas Ele não pode resolver. Mas lembre sempre de uma coisa:
  • E o SENHOR nos tirou do Egito com mão forte, e com braço estendido, e com grande espanto, e com sinais, e com milagres;
    Deuteronômio 26:8
Se não conseguirmos confiar em Deus, e na força de Seu braço, em nossa vida, e em nossa experiência reduzimos o Senhor a um ídolo que tem mãos, mas não podem tocar.

Pés têm, mas não andam;
Andar com Deus é algo que, desde que eu comecei a experimentar em minha vida, eu classifico como indispensável para o crescimento espiritual de uma pessoa; andar em espírito te possibilita conhecer os pensamentos de Deus, Ele te revela segredos profundos do mundo espiritual. O "problema" é que, quanto mais perto de Deus você fica, mais parecido com Ele você se torna, e isso faz com que coisas que antes não te incomodavam passam a ser insuportáveis para você. O pecado começa a ser um problema não tão difício de se vencer, pois "...Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne." - Galatas 5:16. Temos nosso exemplo clássico de caminhada com Deus:
  • E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas.
    E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos.
    E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou.
    Gênesis 5:22-24
Se você acredita que o sobrenatural é algo que não acontece mais, que o que aconteceu foi só naquele tempo, para nosso exemplo, ou que as coisas não são "bem como está escrito", sinto muito, mas você transformou o nosso Deus, em um ídolo que Tem boca, mas não fala; olhos tem, mas não vê. Tem ouvidos, mas não ouve; nariz tem, mas não cheira. Tem mãos, mas não apalpa; pés têm, mas não anda; nem som algum sai da sua garganta. E fez isso apenas para que pudesse ter certo "controle" sobre o seu Deus.

Caso se enquadre, assim como eu, em algum aspecto citado, o Senhor te chama, assim como me chamou, ao arrependimento e mudança de postura em relação ao relacionamento com Ele. Busque o Senhor até o encontrar; quando O achar, não O ignore; fale com Ele todo o tempo; se entregue como uma oferta agradável; ande colado com Deus e verá sua vida transformada como você nunca imaginou.

Graça e Paz
André Alves