Evangelismo profético na Fazenda dos Mineiros - São Gonçalo/RJ

No dia 13 de julho enfim realizamos o Evangelismo profético na Fazenda dos Mineiros, local também conhecido como "lixão de Itaoca" na cidade de São Gonçalo. Ouvimos alguns tiros ao chegar, normal para a comunidade. Uma vez que o local é esquecido pelo governo, os traficantes não precisam se esconder nem esconder suas armas. Passamos por eles e chegamos na Oficina de Vida, projeto iniciado pelo Pastor Edson em 2004 e nossa base missionária.

Pela manhã tivemos EBD infantil, Escolinha bíblica pros pequenos com a Boneca Pretinha e a Palhaça Florzinha, oficina de dança e oficina de origami. O origami foi uma surpresa boa, em nossa sociedade fastfood as crianças não são ensinadas a ter paciência. Assim, quando viram que o fruto da paciência pode gerar brinquedinhos lindos de papel, ficaram maravilhadas. Enquanto as oficinas aconteciam, no templo chamado "Casa do Pai", os demais participantes estavam realizando um culto para os pais das crianças onde pessoas renovaram seus votos com o Senhor, outras foram curadas e todos fomos tratados pela mão poderosa de Deus. Depois disso, a intercessão pelo evento. Foram momentos gloriosos onde Deus falou com cada um. Jesus nos disse que faria uma entrada triunfal ali na Fazenda dos Mineiros, na simplicidade do jumentinho. E foi assim mesmo. Simples, mas poderoso, a simplicidade divina em movimento.

Depois do almoço, fomos para o evangelismo profético, de casa em casa. Pé no chão, Bíblia na mão, amor no coração e ...sinais! Pessoas foram abraçadas, curadas, libertas, salvas! O amor de Deus pairava sobre nós como chuva torrencial! Não temos palavras para explicar oque Deus fez ali através de sua Igreja. Percebemos claramente que uma das condições para a manifestação do Reino de Deus é a unidade. Haviam várias igreja ali representadas, mas ninguém levava a bandeira de sua igreja em particular, eram apenas pessoas, apenas irmãos que se uniram para fazer a vontade do Pai.

São Gonçalo é a maior cidade evangélica do mundo por concentrar o maior número de igrejas por metro quadrado. Mas o lixão de Itaoca é um local esquecido pelo prefeito atual Neilton Mulim e pela prefeita anterior, a evangélica Aparecida Panisset. Posar de servo na Marcha pra Jesus todo mundo quer, libertar os cativos e alimentar os famintos não é tão marketeiro assim. Naquele local, naquela mini-ÁFrica pessoas passam vivem com cerca de R$ 40,00 por mês, passam fome, vivem do lixão e comem os restos podres que a sociedade despeja no lixão, meninas de 11 anos engravidam pro falta de orientação. Não há saneamento básico, crianças brincam no chorume tóxico do lixão e bicho em ferida criança é normal, não há água limpa pra beber. Os nomes dos jovens mortos no tráfico ficam estampados nos muros na entrada, e os fuzis são ostentados como objeto de poder por jovens que entre outras coisas, carecem de auto-estima.  As casas são de pedaços de madeira e plástico em cima do mangue. No dia em que realizamos o evangelismo estava acontecendo a Marcha pra Jesus. Será mesmo que o povo do lixão precisa que dinheiro público vá para os astros pop gospel? Porque ao caminharmos pelas ruas o povo nos pedia roupas, alimentos, água, remédios, tudo. Será que pagar a elite gospel para entoar louvores é mais importante? Tudo oque posso dizer é que naquele lugar nossas vidas mudaram para sempre. Nunca mais seremos os mesmos.  

Bem, queridos, acabou o tempo do entretenimento. Se você quer pão e circo, não será por meio de Jesus. Uns desejam música para os ouvidos, outros ouvem a voz do Espírito Santo. Se você está preocupado com grandes estruturas e opulência de sistemas opressores, a Babilônia lhe cai bem. O governo que apoia a Marcha para Jesus é o mesmo que esquece a comunidade do lixão. Se você quer pular de alegria para esquecer sua omissão, a opulenta Marcha para Jesus lhe cai bem. Mas creio que você corre o risco de ouvir de Deus: "Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos; porque não ouvirei as melodias das tuas violas" . Amós 5:23

Mas se você quer implantar o Reino, o próximo evangelismo profético será em outubro de 2013, em breve divulgaremos o dia. Convoque sua igreja, entre em contato conosco e prepare as doações, não podemos chegar lá de mãos vazias diante de um povo faminto.

Em Cristo, 
Lya Alves