Bamahazéh - Em visão

"Depois destas coisas veio a palavra do SENHOR a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão." - Gênesis 15:1


בַּמַּחֲזֶה

Bamahazéh

Por várias vezes o Senhor me mostrou a Sua Palavra em visão. lembro-me de quando passou meses me mostrando o livro de Cânticos, depois outro tempo mostrando partes de Apocalipse, partes de Gênesis. Nesta época, eu não entendia bem as visões nem para oque serviam. Afinal, fui ensinada que se tenho a Bíblia, tenho tudo oque preciso. E isto é verdade, até a hora que Deus quer te dar mais. Quando o Soberano quer que você mergulhe em águas profundas, Ele mesmo te leva. Então, nesta época, eu simplesmente deixava fluir sem entender o motivo daquilo tudo. Não era para interceder, não era para orar a respeito, era apenas para saber mais. Perguntas vinham à minha mente:

"Por que eu preciso ver o livro de Cantares, eu não posso simplesmente ler? Ou ouvir uma pregação?"

"Mas se não vou interceder por ninguém, não vou orar nem fazer nada a respeito, porque não me mostra algo onde eu possa ser útil?"

Isso sem mencionar a névoa de religiosidade que me dizia que não era necessario ter visões para conhecer a Palavra de Deus, uma vez que tudo está escrito. Bem, demorei a aprender que não devia contar as visões a qualquer um. Mas a princípio, contava porque não entendia, e porque não entendia, como uma criança, buscava respostas. "Por que motivo eu tenho que ver o dia da criação da água?" - embora fascinante e lindo, me causava uma série de problemas, e quando as pessoas percebiam que eu estava confusa, vinham falando: "Deus não é um Deus de confusão".

De fato, não é. As visões eram claras, nítidas e eu entendia perfeitamente oque Deus queria dizer. A confusão vinha quando a simplicidade e doçura de Deus se chocava com a intolerância dos religiosos e quando a palavra de Deus se chocava com as doutrinas humanas que vinham montadas na verdade, ams não eram a  verdade. Aí sim, dava muita confusão. Porque Deus me levava para um caminho e as doutrinas eclesiásticas me levavam para outro caminho. Deus me falava de amor, renúncia e simplicidade. As doutrinas da época me falavam de orgulho, vitória e sacrifícios. Deus me mostrava uma igreja perfeita, linda, que vinha do céu, e os homens me apresentavam uma igreja monstruosa, doente e endemoninhada. A confusão estava lá, mas não por causa das visões.

"Se as visões estão causando confusão, peça a Deus que para de trazer visões a você". - Segui este conselho. Pedi pra parar de ter visões, SE não viessem de Deus. Bem, apesar da insistência, elas nunca pararam.  Apesar dos dissabores e perseguições que provocaram, nunca pararam. Apesar de perder "amigos", e de atrair raiva de muita gente, Deus nunca atendeu essa oração. Ainda bem. Hoje são parte fundamental do Ministério profético que Jesus compartilhou comigo. Graças as visões, muita gente foi curada, casamentos foram restaurados, raízes de amargura foram retiradas, pessoas se aproximaram de Cristo, e entregaram suas vidas a Ele, sem contar nos livramentos que Deus deu a muitas pessoas e que foram anunciados por meio de visões para estabelecer sua Graça e Misericórdia. Enfim, graças as visões Cristo foi anunciado e continuo meu relacionamento aprendendo de Deus com Ele.

Creio que o motivo principal para Deus não retirar as visões é porque não são um dom, mas parte de um relacionamento. "Dom de visão" não está relacionado na lista de Dons mencionadas por Paulo. A visão é um dom, tanto quanto a  vida o é, uma dádiva, mas não uma ferramenta. É apenas comunhão, relacionamento e está  disponível para quem quiser, e não apenas a uma classe de "privilegiados". Uma vez que Jesus rasgou o véu do templo para que pudessemos acessar o Pai, está disponível a todos, inclusive para você que está lendo agora. 

Mas é impressionante como o véu da religiosidade em nós ainda opera. Apesar do texto claro em Genesis 15:1, que diz que "veio a palavra do SENHOR a Abrão em visão", não entendemos. Veio a palavra em visão! Meu Deus! Bamahazéh, em hebraico: " em visão, em revelação; em vislumbre; vista".  A palavra do Senhor veio a Abrão em revelação, visão, vislumbre, vista! Abrão viu a palavra! Ele não viu versículos, porque ainda não havia escritos sobre Deus. Então tudo oque ele precisava era da revelação de Deus, que vinha por meio do seu relacionamento com Ele.

Que a Palavra do Senhor  venha a você Bamahazéh.
Em Cristo
Lya Alves



Leia mais Estudos Bíblicos do Ninho das Águias.