Quer fazer uma oficina de graffiti na sua igreja?


O PHILOSOFFITI é uma oficina de arte educação, que nasceu em 2008, do desejo de inserir crianças e adolescentes num projeto artístico que utiliza a arte como veículo de inclusão cultural. O projeto foi criado e idealizado pela artista plástica, quadrinista e grafiteira Lya Alves. Funciona desde 2008 e tem como objetivos: Gerar cultura visual, artística e filosófica em adolescentes e crianças através do ensino da arte. 

METODOLOGIA: Ensino de técnicas de desenho, graffiti e criação de personagens, leitura de textos sobre filosofia, sociologia e sustentabilidade social, seguida de debates, e por fim uma atividade artística que pode ser um painel de graffiti ou uma história em quadrinhos.

CONQUISTAS: O Philosoffiti realizou seu primeiro mutirão em 2012, em parceria com a ONG amigos da Saúde e com o SESC na Praça do Bumba em Niterói. Recebeu menção honrosa pelos trabalhos dos alunos num salão de arte da Associação Fluminense de Belas artes.

HISTÓRICO: Philosoffiti é uma oficina de arte-educação que saiu do papel em 2008 por causa da parceria com a PUMA (em Piratininga), que abriu as suas portas para a realização da oficina. O Philosoffiti funcionou também no Cafubá, em São Domingos na Escola Fluminense de Belas Artes - AFBA e em Santa Rosa no Projeto Ide.  

Objetivos: Gerar cultura visual, artística e filosófica e espalhar o saber cultural acerca da arte e os valores cristãos.
Justificativa: Buscamos desenvolver uma consciência cidadã nos alunos por meio das oficinas, estimulando a criatividade, e buscando ampliar sua cultura. 
Público-alvo: crianças de 12 anos de idade até adultos.
Quantidade de alunos por oficina: 20 alunos.
Duração: 2 horas de aula

Tipos de oficina e material por oficina:
Há 3 tipos de oficina que realizamos: 
1 - Oficina com Faixas: Indicada para igrejas que querem desenvolver um ministério de evangelismo na própria igreja. 
Material: 20 faixas de tecido de 1,50mx1,00m, lápis, borracha, apontador, papel, papel cartão, hidrocor, tesoura de ponta, 20 latas de spray
2 - Oficina com papel:  Indicada para integrar a igreja á comunidade
Material: 20 folhas de papel 40Kg, , lápis, borracha, apontador, papel, papel cartão, hidrocor, tesoura de ponta, 20 latas de spray.
3 - Oficina com camisas: Indicada para integrar a igreja à comunidade.
Material: 20 camisas de malha, , lápis, borracha, apontador, papel, papel cartão, hidrocor, tesoura de ponta, 20 latas de spray.


Sobre a oficineira: 
Lya Alves é Artista urbana e grafiteira. Nasceu em São Gonçalo e vive em Niterói. Começou a pintar em 2002, e a grafitar em 2008.  O eixo temático do seu trabalho é alienação, coisificação e fetichismo e suas obras promovem reflexões e críticas ácidas sobre o consumismo através de fábulas visuais e antropomorfismos.
Fez Filosofia da Arte Contemporânea (extensão-UFF). Complementa sua formação com cursos como: Seminário de Arte-Educação(UERJ); “Filosofia e Arte Moderna”, curso de extensão- Universidade Federal Fluminense; Pintura Contemporânea no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno; “Arte na Educação infantil”, extensão na Universidade Estácio de Sá; “Elementos da Narrativa Fantástica” –no EMERJ; Sessões com Davi Coury, e o "Curso Arte brasileira: Uma panorâmica", no Centro municipal de Arte Helio Oiticica.
É idealizadora da oficina de grafitti Philosoffiti, autora/ilustradora da história em quadrinhos Guerreiros de Deus e escreve uma coluna de arte cristã para o blog Púlpito Cristão. Dentre seus trabalhos mais importantes estão os painéis: na Fundação Roberto Marinho, no Teatro Ziembinski, no CEDIM, no 2º Kolirius Internacional em Macaé e o painel Cobra das Tempestades, no SESC Niterói. Atualmente dá aulas de sustentabilidade no Colégio Estadual Profª Alcina Rodrigues Lima, em Niterói.

Contatos:
Lya Alves, artista plástica e autora do Projeto
(21) 2609-8275 //(21) 7679-1462
http://www.facebook.com/Philosoffiti
http://lyaalves.blogspot.com
ndaescoladeprofetas@gmail.com
ndaescoladeprofetas.blogspot.com
https://www.facebook.com/ndaescoladeprofetas