O tempo de cantar chega - Capítulo 5: O medo de sonhar


5. O medo de sonhar
“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” (Hebreus 11:6)

Há pessoas que não sonham coisas muito altas porque se conformam com sua situação, mas dão lugar à um sonho motivado por sua cobiça.

Você já conheceu alguém assim? Esse tipo de pessoa diz: “eu não, eu não almejo coisas tão grandes, eu sou humilde”, mas por dentro se corrói de inveja de outras pessoas que tem oque elas não têm. O sentimento religioso mascara a impiedade, a amargura e a inveja e a rebeldia. Não é apenas falta de humildade, é rebelião: a pessoa deixa de sonhar os sonhos de Deus para nutrir um rancor por aqueles que ousam faze-lo. Em Gênesis 37, os irmãos de José ficam enciumados por causa de uma túnica colorida e tentam matá-lo por causa disso.  A inveja é homicida. José era apenas um garoto que sonhava os sonhos de Deus. Mas seus irmãos não toleravam isto. Pessoas que tem grandes sonhos enfrentam um exército incansável de pessoas que tentam dizer-lhes que são “sonhadores”, que são loucos ou estão fora da realidade e tentam fazê-los desistir. 

Talvez seus sonhos tenham sido interrompidos. Talvez Deus apenas tenha acordado você de uma letargia maligna. Mas talvez não. Examine-se a si mesmo, porque se você abriu mão dos sonhos de Deus para sua vida, pode obrigar outros a renunciarem a seus sonhos. Você cortaria pela raiz os sonhos de alguém por sua falta de coragem de realizar os seus? Ou destruiria os sonhos de alguém só porque são maiores do que os seus? Ou seria capaz de matar os sonhos desta pessoa porque ela resolveu sonhar os sonhos de Deus?

Sara sonhou os sonhos de Deus. Ela era estéril e passou vergonha toda a sua vida por isto. Mas quando Deus disse que ela teria um filho ela acreditou. Riu diante da impossibilidade, mas acreditou. Quem é você para determinar o que e como Deus pode realizar algo na vida de alguém? Quem é você? Deus pode tê-lo despertado de um sono profundo como o inferno, ou pode ter apenas ter colocado um espelho em sua frente para que enxergue o invejoso e assassino Caim que há em você.

E se você viu que há mesmo um Caim no seu interior, agradeça a Deus por seus sonhos terem sido interrompidos antes que você saísse por aí como serial killer de sonhadores.

Mas você pode apenas ser alguém que tem medo de sonhar com a felicidade. Porque sua vida está numa rotina tão cômoda e afinada com a depressão, que se você mudar alguma coisa, pode ser arriscado. Tudo envolve risco e tudo envolve sacrifício. Você precisa aprender a sorrir quando não tem vontade, se quiser vencer a depressão. Não se deixe dominar por ela. Quem manda em você, afinal? Suas emoções? Ser governado por suas emoções é como entregar um carro que esteja rodando em alta velocidade na mão de uma criança de cinco anos.

Tome a direção da sua vida. Se você já fez isso, deve estar se perguntando :”tudo bem, e agora”?Agora vem a melhor parte: deixe Jesus conduzi-lo a um caminho de águas tranqüilas. Se você estiver num deserto, Ele te conduzirá a um manancial, se você estives na tempestade em alto mar, ele faz a tempestade parar, se você estiver com problemas impossíveis de serem solucionados, Ele te carrega no colo para você descansar até que tudo se resolva.