Filhos de Zadoque (Ninho das Águias, 07/06/2015)


Filhos de Zadoque -  Quando o povo de Deus se desviou e os levitas encheram o santuário de abominações, ídolos, e todo tipo de imundície, Deus levantou os Filhos de Zadoque, os levitas que se separaram do senso comum que imperava e escolheram a santidade como estilo de vida.

"Mas os levitas que se apartaram para longe de mim, quando Israel andava errado; os quais andavam transviados, desviados de mim, para irem atrás dos seus ídolos, levarão sobre si a sua iniqüidade. Contudo serão ministros no meu santuário, nos ofícios das portas da casa, e servirão à casa; eles matarão o holocausto, e o sacrifício para o povo, e estarão perante eles, para os servir. Porque lhes ministraram diante dos seus ídolos, e fizeram a casa de Israel cair em iniqüidade; por isso eu levantei a minha mão contra eles, diz o Senhor DEUS, e levarão sobre si a sua iniqüidade. E não se chegarão a mim, para me servirem no sacerdócio, nem para se chegarem a alguma de todas as minhas coisas sagradas, às coisas que são santíssimas, mas levarão sobre si a sua vergonha e as suas abominações que cometeram. Contudo, eu os constituirei guardas da ordenança da casa, em todo o seu serviço, e em tudo o que nela se fizer. Mas os sacerdotes levíticos, os filhos de Zadoque, que guardaram a ordenança do meu santuário quando os filhos de Israel se extraviaram de mim, eles se chegarão a mim, para me servirem, e estarão diante de mim, para me oferecerem a gordura e o sangue, diz o Senhor DEUS. Eles entrarão no meu santuário, e se chegarão à minha mesa, para me servirem, e guardarão a minha ordenança; E será que, quando entrarem pelas portas do átrio interior, se vestirão com vestes de linho; e não se porá lã sobre eles, quando servirem nas portas do átrio interior, e dentro. Gorros de linho estarão sobre as suas cabeças, e calções de linho sobre os seus lombos; não se cingirão de modo que lhes venha suor. E, saindo eles ao átrio exterior, ao átrio de fora, ao povo, despirão as suas vestiduras com que ministraram, e as porão nas santas câmaras, e se vestirão de outras vestes, para que não santifiquem o povo estando com as suas vestiduras. E não raparão a sua cabeça, nem deixarão crescer o cabelo; antes, como convém, tosquiarão as suas cabeças. E nenhum sacerdote beberá vinho quando entrar no átrio interior. E eles não se casarão nem com viúva nem com repudiada, mas tomarão virgens da linhagem da casa de Israel, ou viúva que for viúva de sacerdote. E A MEU POVO ENSINARÃO A DIFERENÇA ENTRE O SANTO E O PROFANO, e o farão discernir entre o impuro e o puro. (Ezequiel 44:23)


Como resultado, Deus os honrou. Os levitas que pecaram não foram destituídos de seus cargos, mas tiveram a desonra de ministrar "apenas a homens", enquanto os filhos de Zadoque foram escolhidos para ministrar perante Deus; e porque tinham moral e autoridade diante do Senhor, Deus concedeu que ensinassem o certo e o errado:" E a meu povo ensinarão a distinguir entre o santo e o profano, e o farão discernir entre o impuro e o puro."

Ministrar a multidão, ou em igrejas lotadas é visto como honra para a maioria do povo evangélico. Mas para os levitas que pecaram, este desejo foi disciplina e castigo, enquanto ministrar unicamente a Deus foi a honra concedida aos que se mantiveram em santidade. Quem deseja ministrar perante aos homens, terá presença de homens. Quem pretende ministrar diante de Deus, terá a presença de Deus.
Qual é o desejo do seu coração?

Em Cristo,
Lya Alves