Oque é viver? (Ninho das Águias, 07/05/2015)


Oque é a vida? Oque é viver? Oque você faria se tivesse todo dinheiro do mundo? Oque você fez com seu dinheiro na época das vacas gordas? Quando alguém diz:" vou viver minha vida", oque vem a sua mente? Seja sincero nas respostas e você vai ver que no final, por mais diversas que elas sejam, tudo se resume a "fazer tudo oque quero". De modo que "viver" é "satisfazer o ego" . Mesmo os mais altruistas assim o são para satisfazer o ego. É dessa "vida" que precisamos abrir mão: A vida do ego. 

"Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á. Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?" (Mateus 16:24-26)

É dessa vida que Jesus falava em Mateus16:24-26: " se alguém quer vir após mim, negue a si mesmo, tome sua cruz e siga-me. Porque quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa acha-la-". Mas há pessoas que sequer conseguem viver sua vida. Estão mum palco interpretando um papel e vivendo uma vida que foi escrita por outros, portanto, nem sabem quem são. Para estes, a questão é mais grave: precisam responder a "quem eu sou" antes de responder a "oque é a vida". Oque é o ego? É o reflexo do que a sociedade diz sobre você. Se a sociedade lhe confinou num rótulo ou num papel, quem disse que você precisa subir nesse palco? Ser ou não ser, eis a questão. Você nao tem que ser a imagem do que a sociedade diz que você é ou deve ser. Você é imagem e semelhança de Deus, logo, você é livre para ser oque você quiser, porque tem a essência divina. Você é livre pra descer do palco, abrir mão do personagem, e descobrir em Deus quem você é. Nesse caso, descobrir oque é a vida é secundário. 
Mas depois que você descobrir oque é viver, precisa descobrir oque é a vida. Sim, vc vai descobrir que tudo gira em torno do ego e vai ter que sacrificar esse ego na cruz. O ego precisa morrer pra dar lugar a vida de Cristo. Viver a vida do ego é como matar a fome com remédios para aumentar a fome e resulta num vazio infinito. Viver a vida do ego é sujeitar-se aos níveis mais baixos da futilidade. Mas para quebrar este processo existe a cruz. Ali você crucifica oque você é e fica aberto para descobrir uma nova vida e novos valores. Uma nova vida que pode ser resumida a : "não eu, mas Cristo em mim". Ali você abandona o "eu" e passa a viver para o próximo e somente ali é possivel entender oque é plenitude e ausência de necessidades. 

Em Cristo,
Ninho das Águias