3 Características de uma geração apostólica


+NinhodasaguiasOrgem Google+

"Jesus respondeu-lhes e disse: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes. Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou." (João 6:26,27)

Em João 6 vemos Jesus que parece estar fugindo da multidão (vc.22 a 26) que o seguia para saciar sua fome e suas necessidades. Jesus não tem problemas em saciar fome. Era um gesto muito típico Dele alimentar os famintos, partilhar o pão. Mas aqui Ele começa a se desvencilhar da multidão que só queria buscá-lo para conseguir coisas materiais, porque era hora de entregar alimento espiritual a pessoas espirituais. E como o texto mostra, os espirituais eram minoria, mas Jesus sabia que não podia contar com aqueles que buscavam apenas coisas materiais.

1- Buscar alimento espiritual é a marca de um apóstolo e discípulo de Jesus. 
O Rei dos Reis não deseja alimentar pessoas apenas com coisas materiais, mas com a vida eterna. Jesus veio pra saciar qualquer fome que você tenha, mas precisamos ter fome espiritual. Se não temos, precisamos começar a comer, quer tenhamos fome ou não. "Estou sem vontade de ler a palavra", "vou ler quando der vontade", é a mesma coisa que dizer "vou beber água quando der vontade", mas quando der vontade, você já estará desidratado. Então as pessoas deixam para beber da água da vida quando já estão desidratadas. Uma pessoa chegou a nós durante o evangelismo, dizendo: "ore por mim, eu tenho uma igreja, mas eu não estou lendo, estou sentindo minha fé enfraquecida, não estou conseguindo orar, me envolver com Deus", eu lhe disse:" eu vou orar por você, pra que você tenha força, MAS deixe eu conversar com você. Seu corpo espiritual é igual ao seu corpo material. Seu corpo precisa de comida, alimento. É sua responsabilidade comer. A parte de Deus é fazer a comida. Deus criou os alimentos, botou tudo na natureza, aí a gente cria pratos, enfeita,faz ficar bonito. Deus cria a maçã, as frutas, nossa parte é fazer a comida e comer. Com o espírito é a mesma coisa, se você não comer, vai ficar doente. Com ou sem fome você tem que comer". 

Se não tivermos fome da palavra para nos alimentarmos espiritualmente, começaremos a ter outros tipos de fome. E estas são as fomes que você não deve ter. Vemos em Pedro, uma característica da geração apostólica: uma fome enorme da palavra. As pessoas só comentam  Atos 2:41, onde após a pregação de Pedro três mil pessoas se converteram, mas ignoram a fome que Pedro estava em João 6:68, quando o discurso de jesus ficou tão pesado que foi todo mundo embora. Jesus dispensou todo mundo e ainda convidou os demais a se retirarem caso a pregação estivesse pesada demais pra eles. Pedro ficou porque tinha fome de alimento espiritual. A palavra era dura? Era. Dava vontade de ir embora? Dava. Mas Pedro estava disposto a suportar oque fosse necessário para ouvir as palavras de vida eterna. A pregação de Pedro arrebatou várias pessoas, mas era apenas consequência da fome que Pedro tinha da palavra, a chave para o entendimento de Atos 2:41 está em João 6:68: "Pra onde irei? Só Tu tens as palavras da vida eterna."- Ou seja, o discurso de Jesus era duro, escandalizou os discípulos, mas Pedro tinha fome de comida espiritual. Você tem fome de que?

Deus disse que saciaria a fome. Para isso precisamos ter fome de coisas espirituais. Se não tivermos fome, devemos comer mesmo assim. E isso começa com buscar a Deus. a internet tem muito mais coisa pra alimentar suas fomes, o mundo tem muito mais coisas pra te alimentar, mas é junk food, você vai comer e daqui a meia hora vem a fome de novo porque você não está alimentado. Aí nasce o consumismo, a ansiedade, a dependência: tudo isso é fome, mas se alimentar destas coisas apenas aumenta o vazio e amplia a fome. Mas quando você se alimenta da palavra de Deus, ela dura meses, você vai ficar meditando naquela palavra durante dias, meses, anos, porque é alimento espiritual. E ela não vai embora, ela não acaba e não gasta: ela fica sólida e vira alicerce.

2 - Saber gerenciar o tempo. 
Outra característica de uma geração apostólica é saber gerenciar o tempo, oque vem através do entendimento da prioridade. Eclesiastes 3 fala sobre o tempo, que há um tempo pra tudo. Pensamos que ter tempo pra tudo é preencher seu tempo com afazeres e anotar tudo na agenda. Achamos que isso é gerenciar tempo. Eclesiastes fala que pra tudo há um tempo, mas não fala que você vai fazer tudo. Ele está falando de prioridades, não do tempo cronológico. Gerenciar tempo é estabelecer prioridades. Eclesiastes fala que há um tempo pra tudo, tempo de plantar e de colher, tempo de rasgar e tempo de cozer, ou seja, as vezes você vai plantar, as vezes não. As vezes você vai costurar, as vezes não. As vezes você vai fazer coisas, as vezes não. Isso também foi especialmente importante para Pedro, que foi ensinado a esperar. Jesus ensinou Pedro, impulsivo, a pensar antes de falar, a medir as consequencias dos seus atos, e a não agir impulsivamente.

3 - Estabelecer oque é prioridade. 
Agora observe, em Mateus 28:19 Jesus ordena a seus discípulos"ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo"- Se Jesus mandou ir, era pra ir. Mas também falou para que esperassem o cumprimento da profecia: "E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que, disse ele, de mim ouvistes. Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias." (Atos 1:4,5)

Se Pedro ouvisse apenas a ordem de "Ir", estaria esperando pacientemente na casa onde se reuniam no dia do Pentecostes? Imagina se Pedro não tivesse sido tratado de sua impulsividade e tivesse imaginado:"Bom, Jesus mandou eu ir, posso receber o Espírito Santo em qualquer lugar"- Teria ele recebido o batismo no Espírito Santo e inaugurado a era apostólica da igreja? Provavelmente não. Mas muita gente hoje acha ofensivo esperar, como se o Reino de Deus fosse impulsividade.Acontece que Deus estabelece oque é prioridade. Quem pretende entrar na atmosfera apostólica precisa saber qual é a prioridade divina e seguir a risca as instruções de Deus.

Portanto, devemos lembrar que o ministério apostólico é um dos ministérios de Jesus. Ele compartilhou com sua igreja, portanto, isto é para você. Ande no espírito, ande profetica e apostolicamente.

Em Cristo,
Lya Alves

(palavra ministrada dia 16 de agosto de 2015 no Ninho das Águias)