Uma definição da vida eterna, por Jesus

"E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste."
João 17:3

Em João 17, Jesus define a vida eterna. Falando ao Pai, disse: E a vida eterna é esta, que conheçam a Ti". A vida eterna é simplesmente conhecer a Deus, que é eterno. Mas oque seria "conhecer", para Jesus? Oque seria "conhecer", para Deus?
O termo hebraido que traduz “conhecer” é yada, que foi traduzido em grego, pela LXX, com o verbo ginoskein. O significado deste verbo bíblico abrange diversas dimensões: saber, conhecer; prestar atenção, preocupar; entender, perceber; ter relações sexuais, coabitar.  Não se trata somente do aspecto intelectual, mas compreende também o sentimento, o querer e o fato de estar junto. Conhecer indica também o ato sexual, pois se conhece também com a paixão e a ação, com a comunhão dos corpos, com a convivência, com a contrução mútua de um projeto. Muitas vezes a Bíblia usa a expressão "conhecer" como um eufemismo, por exemplo, quando um homem  faz sexo com uma mulher, a Bíblia diz que "conheceu" a mulher devido o entendimento da intensidade da intimidade. Então, vida eterna é conhecer, ter intimidade com Deus. Pra entender isto na prática, um bom versículo é o de Isaias: 

"O boi conhece o seu possuidor, e o jumento, a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende." (Isaías 1:3).

O boi e o jumento conhecem seu dono, sabem oque tem que fazer, em contraposição, o povo de Deus não o conhece. conhecer aqui significa entender que Deus é seu Senhor, assumir sua posição e servir. Oque se espera de um boi? É oque ele faz. Um jumento é capaz de conhecer a manjedoura do seu dono, porque conhece o seu dono, é um animal simples, mas é capaz de agradar seu dono fazendo oque se espera. Vida eterna é simplicidade, é entender que Deus é seu Senhor, entender sua posição de servo e cumprir sua tarefa. Mas somos mais do que servos, somos filhos, oque se espera de filhos? Que pareçam com os pais, e que sejam obedientes e assumam sua posição de Filhos. Bem, somos filhos de Deus, irmãos de Jesus, o Rei dos Reis. Oque Deus espera dos cristãos? Que  assumam sua posição no reino! Isto é a vida eterna! Assuma sua posição na vida eterna.

Conhecer o Senhor é entender que Ele é seu Senhor, viver diante DEle e assumir sua posição, e tudo isto resume a vida eterna.

Assuma sua posição!
Em Cristo, Lya Alves.

(resumo da palavra ministrada em 05/agosto/2015)