O "sucesso" dos ímpios - 3/JAN/2016 - culto de domingo


+NinhodasaguiasOrgem Google+

Não espies a habitação do justo, ó ímpio, nem assoles o seu lugar de repouso, Porque sete vezes cairá o justo, e se levantará; mas os ímpios tropeçarão no mal.
Provérbios 24:15,16 

Salomão, aqui dá um conselho ao ímpio, pra que ele não mexa com um justo, é tipo assim: “não mexe com quem tá quieto, rapaz, o cara é justo. Até porque, mesmo que você derrube ele sete vezes, ele vai se levantar. Já você… vai tropeçar nessa maldade aí, que tá tentando fazer contra ele”. Até aí novidade nenhuma, é só ímpio sendo impiedoso.

Mas quero falar sobre quando esses papéis se invertem, não por maldade do justo, mas pela constatação óbvia das circunstâncias, às vezes parece que certas coisas são injustiça de Deus. Por que o justo sofre e o ímpio é bem sucedido na vida? Por que coisas boas acontecem com pessoas más e coisas más acontecem com pessoas boas? Por que homens cheio do Espírito Santo como João Batista morrem na prisão e homens perversos como Herodes ficam no trono? Por que um homem como o apóstolo Paulo e Pedro são degolados e crucificados, enquanto devassos e perversos como Nero estão governando o mundo? Por que cargas d'água aqueles que escarnecem de Deus ficam ricos e desfrutam dos prazeres deste mundo e aqueles que são fiéis a Deus passam por dificuldades e ainda têm que suportar a disciplina de Deus?

Essa é uma questão forte. Apesar de Habacuque e Jó terem tido uma crise de fé dessas, creio que o exemplo mais claro é o de Asafe, ele se abre inteiro, “Ah! Invejei mesmo, pronto falei!”

Salmos 73

Verdadeiramente bom é Deus para com Israel, para com os limpos de coração. Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos. Pois eu tinha inveja dos néscios, quando via a prosperidade dos ímpios. Porque não há apertos na sua morte, mas firme está a sua força. Não se acham em trabalhos como outros homens, nem são afligidos como outros homens. Por isso a soberba os cerca como um colar; vestem-se de violência como de adorno. Os olhos deles estão inchados de gordura; eles têm mais do que o coração podia desejar. São corrompidos e tratam maliciosamente de opressão; falam arrogantemente. Põem as suas bocas contra os céus, e as suas línguas andam pela terra. Por isso o povo dele volta aqui, e águas de copo cheio se lhes espremem. E eles dizem: Como o sabe Deus? Há conhecimento no Altíssimo? Eis que estes são ímpios, e prosperam no mundo; aumentam em riquezas.

Realmente se você fizer como Asafe e começar a comparar essas coisas, se olhar ao redor e ver que os valores de justiça do mundo são todos trocados, você chega a mesma conclusão que ele chegou...

Na verdade que em vão tenho purificado o meu coração; e lavei as minhas mãos na inocência. Pois todo o dia tenho sido afligido, e castigado cada manhã. Se eu dissesse: Falarei assim; eis que ofenderia a geração de teus filhos. Quando pensava em entender isto, foi para mim muito doloroso;

Asafe começa a se perguntar: “O que eu tô fazendo? Vale a pena sofrer tanto pra ser alguém mais próximo de Deus, alguém melhor?” O ímpio prospera, cresce, se torna pujante, intimidador. Tudo o que ele põe a mão parece que se multiplica em dinheiro e prosperidade. Asafe, ao contrário, em vez de prosperidade enfrenta provações. Ele diz que em vez de ver riqueza, ele “todo dia é afligido” e é “castigado cada manhã”. Ele não tem folga. Ele vive diariamente no moinho e na fornalha de Deus. Ele sai de um problema e entra em outro. Sai de uma prova e entra em outra. Para o ímpio a riqueza, para ele o chicote. Para o ímpio o conforto; para ele o castigo. Asafe entra em crise quando compara a qualidade de vida dele com a do ímpio. Parece que o ímpio é mais feliz do que ele.

até que...

Até que entrei no santuário de Deus; então entendi eu o fim deles. Certamente tu os puseste em lugares escorregadios; tu os lanças em destruição. Como caem na desolação, quase num momento! Ficam totalmente consumidos de terrores.

Reparou? É POR UM MOMENTO. Se esses ímpios “poderosos e altivos” passarem por 1% do que você já aguentou firme até hoje, eles desabam, ficam perdidos, aterrorizados.

Como um sonho, quando se acorda, assim, ó Senhor, quando acordares, desprezarás a aparência deles. Assim o meu coração se azedou, e sinto picadas nos meus rins. Assim me embruteci, e nada sabia; fiquei como um animal perante ti. Todavia estou de contínuo contigo; tu me sustentaste pela minha mão direita.

Asafe começa a reconhecer o caminho que estava tomando, e quem estava se tornando; percebe que Deus ficou ali o tempo todo, do lado dele. Nada tinha mudado, o mundo continuava injusto, o ímpio continuava prosperando sem merecer, Asafe continuava passando pelas provações e disciplinas de Deus… A palavra de Deus não é maconha, pra te fazer ver fantasias, duendes, a Palavra de Deus te ajuda a ver a realidade, ela te dá novas perspectivas pra encarar um mundo cruel. O mundo é exatamente o que vemos nos jornais e na televisão: bebês morrem e assassinos são soltos. Esse é o mundo que a gente vive, um mundo que jaz no maligno a muito tempo. A única diferença que conta aqui nessa terra "sem lei", é quem anda com Deus e quem não anda.

Guiar-me-ás com o teu conselho, e depois me receberás na glória. Quem tenho eu no céu senão a ti? e na terra não há quem eu deseje além de ti. A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração, e a minha porção para sempre. Pois eis que os que se alongam de ti, perecerão; tu tens destruído todos aqueles que se desviam de ti. Mas para mim, bom é aproximar-me de Deus; pus a minha confiança no Senhor DEUS, para anunciar todas as tuas obras.

Volta e meia nos vemos na mesma situação do nosso irmão Asafe, comparando nossa vida com a de qualquer ímpio mais “bem sucedido”, quando algo está abaixo do que imaginamos ser o ideal pra nós. O que acho lindo na história de Asafe, é que mesmo depois desse desabafo todo, mesmo depois de ter questionado a justiça de Deus, quando o templo de Salomão vai ser inaugurado, é exatamente Asafe que é chamado pra liderar a adoração, foi esse cara que Deus quis o adorando no templo, pela primeira vez.

Um dos 10 conselhos proféticos que Deus deu aqui no Ninho pra 2016, (clique e leia) foi o de Estar pronto para mudanças. Ele disse:

"Assim como derrubo uma floresta que Eu mesmo fiz, para que vocês se acheguem a Mim, Eu vou retirar coisas que Eu mesmo dei a vocês, mas se colocaram entre nós."

Deus vai retirar de nossas vidas coisas que Ele deu, mas que estão nos atrapalhando; Isso inclui projetos, bens, amigos, sonhos… Mas quando a gente alcançava o trono de Deus na visão e olhava pra trás, a floresta brotava de novo; aquilo que Deus pedir, vai ser renovado por Ele quando cumprir seu propósito. Sabe, o texto de provérbios que lemos, diz que se o justo cair 7 vezes, 7 vezes ele vai se levantar; 7 é um número que exemplifica a perfeição, então sem medo de parecer ridículo, eu posso afirmar que até a queda de um justo é perfeita, por que todas as vezes que a gente se arrepender da queda, e estender a mão pedindo ajuda, Deus vai nos erguer seja de onde for, e vai nos colocar de pé, com uma perspectiva nova, e vai renová-la a cada 6 passos se for necessário.

Em Cristo,
Missionário André Alves