Em defesa da fé - Ninho/ICARAÍ [21/FEV/2016]


Segue esboço da pregação abaixo.

+NinhodasaguiasOrgem Google+

"Amados, embora estivesse muito ansioso por lhes escrever acerca da salvação que compartilhamos, senti que era necessário escrever-lhes insistindo que batalhassem pela fé uma vez por todas confiada aos santos.
Pois certos homens, cuja condenação já estava sentenciada há muito tempo, infiltraram-se dissimuladamente no meio de vocês. Estes são ímpios, e transformam a graça de nosso Deus em libertinagem e negam Jesus Cristo, nosso único Soberano e Senhor."

Judas 1:3,4

Hoje quero falar sobre batalhar pela fé, batalhar em defesa da nossa fé. Que briga é essa? Quais são os inimigos? Quais as nossas armas nessa batalha? Vamos entender um pouco mais sobre essa guerra.

Por que batalhar?

Jesus se refere ao diabo como: ladrão, assassino e vândalo em João 10:10. Várias vezes ouvimos dizer que o diabo quer roubar nossa família, quer matar nossos sonhos, quer destruir a nossa vida; isso por que ele não quer nos ver em paz e feliz na vida abundante que Jesus nos deu. Mas essas coisas são só a ferramenta que o inimigo quer usar pra alcançar seu objetivo, ele não se importa muito se a nossa família é estruturada, ou se nossos sonhos se realizam, o que ele quer roubar, matar e destruir é a nossa fé em Deus Pai, no Deus Filho, e no Deus Espírito Santo. É isso que o diabo quer. A intensão dele ainda é a mesma que tinha no Éden: nos afastar da Presença de Deus.

Pra conseguir isso ele ataca nossa casa, nosso trabalho, nossa faculdade, nossa saúde... tudo pra abalar a nossa fé. Por isso precisamos aprender a batalhar em oração, mantendo nossos olhos fixos em Deus. A batalha pela fé é travada de "joelhos no chão" e "olhos erguidos", ou seja, só é possível vencer essa briga em oração, e sem olhar pras circunstâncias ao nosso redor; Sem esse posicionamento espiritual, realmente fica difícil reagir, ou se preparar pras investidas do maligno, nós ressuscitamos com Cristo, temos que procurar as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Temos que manter o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas. Nós morremos, e agora a nossa vida está escondida com Cristo em Deus. (Colossenses 3:1-3). Vamos ver nosso posicionamento nessa batalha.

  • Joelhos no chão

A nossa batalha pela fé é travada em oração, as armas que usamos pra lutar não são humanas; pelo contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas. (2 Coríntios 10:4). Por isso aqui no Ninho, insistimos tanto com a questão de investir tempo em oração, é o que vai nos dar armas, é como vamos saber das armadilhas de satanás. Não falo de orações por costume, orar antes de dormir, ou antes de sair de casa, mas de investir tempo orando como profetas, ouvindo o que Deus tem pra nos dizer; uma conversa. A oração de um justo é poderosa e eficaz, e a oração profética também é poderosa. Elias era humano como nós, sujeito as mesmas paixões e tentações que nós. A Bíblia diz que Ele orou "fervorosamente para que não chovesse", e não choveu. Durante 3 anos e meio não caiu água em Israel, até que o profeta orou outra vez, e o céu enviou chuva, e a terra voltou a produzir os seus frutos. (Tiago 5:16-18) A oração manifesta o Poder de Deus que habita em nós.

Nós temos a glória de Deus aqui dentro, Jesus a deu pra nós (João 17:22), e é através da oração que podemos manifestar esse poder; orando no espírito em todo o tempo. Com isso não fiquem inquietos por nada; antes de se atribular, deixem que as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. (Filipenses 4:6) Já agradecendo por ter sido respondido(a). Jesus ensinou que: tudo o que nós pedirmos em oração, devemos crer que já recebemos, e assim vai acontecer. (Marcos 11:24). Jesus também contou uma parábola sobre a importância  da oração:

"E contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer,
Dizendo: Havia numa cidade um certo juiz, que nem a Deus temia, nem respeitava o homem.
Havia também, naquela mesma cidade, uma certa viúva, que ia ter com ele, dizendo: Faze-me justiça contra o meu adversário.
E por algum tempo não quis atendê-la; mas depois disse consigo: Ainda que não temo a Deus, nem respeito os homens,
Todavia, como esta viúva me molesta, hei de fazer-lhe justiça, para que enfim não volte, e me importune muito.
E disse o Senhor: Ouvi o que diz o injusto juiz.
E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles?
Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?"

Lucas 18:1-8
Se tivermos uma vida de oração Jesus achará fé, sim, pelo menos em nós...

Devemos evitar as coisas que mancham nossa comunhão com o Espírito Santo, coisas que interferem em nossas orações. Precisamos temer ao senhor, isso não é ter medo, é ter reverência, Salomão define resumidamente o "temor do Senhor"

"O temor do Senhor é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio." (provérbios 8:13)

Aparta essas coisas da sua vida e suas orações sempre serão ouvidas e respondidas, guarda seu coração dessas coisas e o poder de Deus vai operar através das suas orações. Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos às suas orações; mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal. (1 Pedro 3:12) Isso é algo que deveríamos tatuar na palma de nossa mão, pra sempre lembrar de apagar de nossas vidas:

"Coisas pra odiar:
  1. o mal;
  2. a soberba;
  3. a arrogância;
  4. o mal caminho; e
  5. a boca perversa.
Devo odiar isso em mim!"

Mantenha seu canal de comunicação com Deus, livre de interferências, pra que você possa ouvir a voz do Pai de forma clara e objetiva.

  • Olhos erguidos


Satanás pode usar pessoas que te cercam pra tentar abalar sua fé, e tem gente que é muito usada, mas a nossa luta não é contra pessoas, nossa luta é contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. A Bíblia nos ensina, em vários momentos, a levantar os olhos e olhar pra Deus, pro Reino de Deus, pro Trono de Deus... E não focar nossa atenção nas coisas que nos cercam; coisas ruins e boas também, por que, se o que te cerca for muito bom, você pode não perceber que essa "bondade toda" está te afastando de Deus, está te atrapalhando. Não estou dizendo que você não pode ter uma vida confortável, apenas que a sua atenção não pode estar nessas coisas, mas em Deus.


Certa vez os discípulos estavam preocupados com a comida que comeriam e Jesus ilustrou bem a questão do foco:

"Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra.
Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa."
João 4:34,35

Se nós focarmos nossa atenção nas necessidades desse mundo, nunca veremos que a colheita, a obra de Deus, precisa ser feita. Sempre teremos que resolver alguma coisa antes de fazer o que devemos. Estevão, foi um rapaz que morreu apedrejado, dizia que Deus se fez carne e morreu por amor a todos, por isso ele foi linchado, por que pregava o evangelho. Enquanto ele olhava o apedrejamento, ele só via o ódio das pessoas, as pedras voando em sua direção, seu próprio sangue escorrendo pelo corpo; no momento que levantou os olhos, ele viu o trono de Deus, e Jesus ao lado do Pai, e nesse momento, ele recebeu poder pra perdoar os pecados daquele povo mal. Entende que Estevão foi vitorioso no final? Mesmo não parecendo, o jovem diácono venceu o ódio com amor no final. Glórias a Deus!



Conclusão


Jesus ensinava no sábado, numa das sinagogas. E estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; e andava curvada, e não podia de jeito nenhum se endireitar. E, vendo Jesus, chamou ela, e disse-lhe: Mulher, você está livre da tua enfermidade. E colocou as mãos sobre ela, e ela logo se endireitou, e glorificava a Deus. (Lucas 13:10-13) Mais uns versículos à frente, Jesus diz que essa mulher era prisioneira de satanás. É isso que quero passar com essa palavra, essa é a intensão do diabo, te aprisionar curvado, olhando pro chão, pras coisas deste mundo; sem conseguir se endireitar e olhar pra cima.

Me lembro de um sonho que Lya teve uma vez, ela sonhou que Jesus voltava e só algumas pessoas podiam ver o Senhor, e quem podia ver não podia desviar o olhar de Deus, ou não veria a hora que Ele iria subir aos céus com sua igreja. Eu ficava encarando um mendigo, dizendo que era Jesus, ela ficava sem entender e começava a orar, e Jesus se revelou pra ela como um pássaro, e ficamos os 2 ali, com o mundo acabando a nossa volta, mas sem desviar o olhar de Cristo. É assim que deve ser. Jesus quer tocar em você, hoje, e te livrar da falta de foco, pra que você possa erguer os seus olhos e Glorificar a Deus!

Em Cristo,
Missionário André Alves