Equilíbrio - Ninho/ICARAÍ [14/FEV/2016]



"Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação." 2 Timóteo 1:7

Hoje queria falar um pouco sobre moderação. Moderação é sinônimo de equilíbrio, mas o que é ser equilibrado? Por diversas vezes, em minha caminhada Cristã, ouvi que "o crente sadio é aquele que tem equilíbrio nas coisas"; aquele que nem ora de mais, nem ora de menos; sadio é aquele que vive o natural e o espiritual de forma equilibrada... Mas precisamos definir o que é "equilíbrio" pra saber se é isso que Deus quer dizer com: "equilibrado"
EQUILÍBRIO é um substantivo masculino que quer dizer:
  1. 1.
    condição de um sistema em que as forças que sobre ele atuam se compensam, anulando-se mutuamente;
  2. 2.
    posição estável de um corpo, sem oscilações ou desvios. Que se mantém sobre um apoio, sem se inclinar para nenhum dos lados.
  3. 3.
    igualdade de força entre 2 ou mais coisas ou pessoas, grupos etc. em oposição.
  4. 4.
    igualdade quantitativa.
  5. 5.
    estado ou condição do que se mantém constante, inalterado; estabilidade.
  6. 6.
    distribuição, proporção harmoniosa; harmonia.
  7. 7.
    estabilidade mental e emocional; autocontrole, comedimento.

Essas são as 7 definições que encontrei, e primeiro quero destacar a última, "autocontrole", pra depois comentar as demais.O autocontrole nos leva até os frutos do espírito, onde um deles é exatamente o domínio próprio.

"Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, domínio próprio.
Contra estas coisas não há lei."
Gálatas 5:22,23

Domínio próprio é, realmente, ter autocontrole com relação as coisas, fato. Mas ter domínio próprio é sinônimo de equilíbrio quando falamos do Reino de Deus? Vamos ver as definições e tirar nossas conclusões...

Forças atuando sobre alguém, que se compensam, e se anulam;

Ainda em Gálatas lemos Paulo, que escreve assim:

"Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis."
Gálatas 5:17

O que Paulo está dizendo aqui, é que, estando em Cristo, atuam duas forças sobre a nossa alma: a carne e o espírito. O que acontece é que em momento algum, fazemos o que nós (alma) queremos, mas sim, fazemos a vontade da carne ou a do Espírito. Temos um cabo de guerra, a carne puxando de um lado, e o Espírito do outro. Segundo essa definição de "equilíbrio", ser equilibrado seria, enfim, conseguir fazer nossa própria vontade, pois as forças (carne e espírito) que atuam sobre nós, se anulariam, ficaríamos sem sentir a influencia de nenhuma das duas forças... Partimos então pra segunda definição.

Posição sobre um apoio, sem se inclinar para nenhum dos lados.

Paulo entendia de equilíbrio, veja o que ele escreve aos romanos: 

"Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.
Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser."
Romanos 8:5-7

Mais uma vez, segundo a definição de "equilíbrio", ser equilibrado seria não ser nem carnal, nem espiritual, seria ficar ali no meio... Existe uma parábola, de um autor desconhecido, que diz assim: um homem estava sobre um muro, e de cada lado deste muro estavam anjos e demônios. Os anjos em seu lado, acenavam pra este homem, e gritavam, chamavam ele pra descer no seu lado; os demônios não faziam nada, ficavam sentados, sem se importar com o homem no muro. O homem se incomodou com isso e perguntou aos demônios: 
- Vem cá, por que vocês não me chamam como os anjos?
- Você tá em cima do muro, já é suficiente, o muro é nosso... - responderam.
A moral da história é que não se inclinar pra Deus já é ruim, não importa se você está inclinado pra carne ou não.

Igualdade quantitativa.

Essa quem quebra é nosso mestre Jesus...

"Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao mau; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;
E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;
E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.
Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes."
Mateus 5:38-42
Auto-explicativo, não é? Segundo a definição, equilibrado seria a igualdade quantitativa, olho por olho, dente por dente... só que não! Seja bem vindo(a) ao evangelho.

Constante, inalterado e estável.

Irmão(ã)... O evangelho nos exorta a progredir, avançar e crescer. Andar com Deus até alcançar a perfeição, atingir a estatura de varão perfeito. (Efésios 4:13)


"Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,

Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus."

Filipenses 3:13,14

Segundo a definição, ser equilibrado seria se manter inalterado. Hei! Prossiga pro alvo, busque níveis espirituais mais altos, não se acomode onde está confortável, avance! O evangelho não combina com acomodação, principalmente por se tratar de um relacionamento pessoal com o criador de todas as coisas, um Deus infinito, que sempre vai ter algo novo, um nível novo pra você subir, mais um degrau nessa escada de relacionamento; você sempre pode ter mais intimidade, sempre pode estar mais inserido na eternidade aqui neste tempo passageiro.

Geralmente nos acomodamos nos prazeres fúteis desta vida que vai se acabar, e não nos empolgamos como deveríamos com o Reino eterno de Deus, deixamos de experimentar a eternidade aqui, pra experimentar distrações inúteis... O dia que entendermos o que Deus tem pra nós, em termos de espiritualidade, poder e amor, cara... vamos poder ajudar tantas pessoas, levando Deus de uma forma tão impactante, como era no início da igreja do Senhor.

Proporção harmoniosa.

Claro...

"E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me." 
Marcos 10:21

Olha Jesus aí de novo... Eu sei que essa foi uma situação específica, tudo indica que esse rapaz tinha problemas com o dinheiro, a palavra segue dizendo que ele não faz o que Jesus disse, pois ele tinha muito dinheiro. Mas não é esse o ponto.



Um Deus de extremos.

"Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!
Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca."
Apocalipse 3:15,16

Esse é o ponto. Deus tem direções muito bem definidas em sua palavra, esse tal "equilíbrio" que é pregado mundo a fora, vai contra esses posicionamentos que precisamos ter. O evangelho é extremo. No evangelho "sim" é "sim", e "não" é "não", "talvez" é do maligno; ou você é luz ou trevas, penumbra não é uma opção; ou você é sal ou você não tem gosto, "insosso" não é um adjetivo pra Deus; quente ou frio, vivo ou morto, santo ou profano... extremos! 

Se você está buscando equilíbrio, você está na religião errada, você deveria ser budista, taoista, lá se busca o equilíbrio, no evangelho você se posiciona de um lado ou de outro. O domínio próprio que o Espírito Santo nos dá graça de ter, é pra que possamos nos posicionar de forma extrema contra os frutos do pecado neste mundo.

-Ah, André, mas todo extremismo é ruim...

Você pode estar pensando isso baseado nos extremistas muçulmanos, que morrem pra MATAR o máximo de infiéis possível, mas nosso exemplo de extremista é Jesus Cristo, que chegou ao extremo de morrer pra SALVAR o máximo de infiéis possível! Percebe a EXTREMA diferença?

Se somos discípulos de Cristo, imitadores de Jesus pra alcançar a perfeição do Pai, devemos ser como Ele, extremamente inclinados ao Espírito, a ponto do natural ter que se adaptar ao espiritual. Amar incondicionalmente os perdidos(as) e os irmãos(ãs); perdoar a todos(as) que nos fazem mal; entregar nossa vida pra que outros possam viver também. Parafraseando Paulo, eu digo: irmão(ã), não julgo já ter alcançado; mas uma coisa faço, me esqueço das coisas que pra atrás ficam, e avanço pras que estão diante de mim, prossigo, tentando ser extremo como Cristo Jesus.".

Te aconselhando o mesmo,
André Alves.