Até aqui nos ajudou o Senhor - 10ABR2016





+NinhodasaguiasOrgem Google+

“Até aqui nos ajudou o Senhor.” - Quando ouvimos essa famosa frase de Samuel, uma frase de ação de graças, isso pode soar as vezes muito passivo. Mas isso acontece porque sendo uma frase famosa, falamos sem observar o contexto. Não observar o contexto das palavras é um dos maiores problemas de interpretação bíblica. “Texto sem contexto gera pretexto”, e há pretexto pra tudo. Vamos ler o texto para observar o contexto.


Na nossa pregação de hoje, com a ajuda de Deus, vamos nos livrar das armadilhas do espírito de religiosidade que tenta impor um estilo de vida passivo para os cristãos.


"Então vieram os homens de Quiriate-Jearim, e levaram a arca do SENHOR, e a trouxeram à casa de Abinadabe, no outeiro; e consagraram a Eleazar, seu filho, para que guardasse a arca do SENHOR.
E sucedeu que, desde aquele dia, a arca ficou em Quiriate-Jearim, e tantos dias se passaram que até chegaram vinte anos, e lamentava toda a casa de Israel pelo Senhor.
Então falou Samuel a toda a casa de Israel, dizendo: Se com todo o vosso coração vos converterdes ao Senhor, tirai dentre vós os deuses estranhos e os astarotes, e preparai o vosso coração ao Senhor, e servi a ele só, e vos livrará da mão dos filisteus.
Então os filhos de Israel tiraram dentre si aos baalins e aos astarotes, e serviram só ao Senhor.
Disse mais Samuel: Congregai a todo o Israel em Mizpá; e orarei por vós ao Senhor.
E congregaram-se em Mizpá, e tiraram água, e a derramaram perante o Senhor, e jejuaram aquele dia, e disseram ali: Pecamos contra o Senhor. E julgava Samuel os filhos de Israel em Mizpá.
Ouvindo, pois, os filisteus que os filhos de Israel estavam congregados em Mizpá, subiram os maiorais dos filisteus contra Israel; o que ouvindo os filhos de Israel, temeram por causa dos filisteus.
Por isso disseram os filhos de Israel a Samuel: Não cesses de clamar ao Senhor nosso Deus por nós, para que nos livre da mão dos filisteus.
Então tomou Samuel um cordeiro de mama, e sacrificou-o inteiro em holocausto ao Senhor; e clamou Samuel ao Senhor por Israel, e o Senhor lhe deu ouvidos.
E sucedeu que, estando Samuel sacrificando o holocausto, os filisteus chegaram à peleja contra Israel; e trovejou o Senhor aquele dia com grande estrondo sobre os filisteus, e os confundiu de tal modo que foram derrotados diante dos filhos de Israel.
E os homens de Israel saíram de Mizpá; e perseguiram os filisteus, e os feriram até abaixo de Bete-Car.
Então tomou Samuel uma pedra, e a pôs entre Mizpá e Sem, e chamou-lhe Ebenézer; e disse: Até aqui nos ajudou o Senhor.
Assim os filisteus foram abatidos, e nunca mais vieram aos termos de Israel, porquanto foi a mão do Senhor contra os filisteus todos os dias de Samuel.
(1 Samuel 7:1-17)




1º – A arca do Senhor havia sido levada pelos filisteus, mas Deus começou a agir, os filisteus passaram uma vergonha tremenda e a devolveram. O povo começou a se lamentar porque queriam a arca de volta. Esta situação durou vinte anos, e nesse tempo a arca ficou na casa de Abinadabe, porque o povo não se convertia.


2º – Era o período antes d da monarquia. Israel ainda não tinha um rei, e Samuel, profeta e sacerdote, estava unificando as tribos e liderando o povo. Nesse capítulo vemos Samuel agindo como profeta, como sacerdote e como juiz, características do ministério profético.


3º - Ebenézer é o nome de uma aldeia de Efraim onde os filisteus derrotaram os israelitas (1 Samuel 5:11).   Mas, a partir desse episódio, Samuel ergue um altar para marcar o local onde Deus ajudou Israel a derrotar os filisteus. E isso nos leva a um ponto importante (anote): a memória da sua derrota precisa ser apagada. Deus quer reescrever a sua história. Comece a erguer o altar da sua vitória.


4º – Ebenézer significa “ Pedra de ajuda”. No primeiro momento, Deus no pode ajudar o povo de Israel porque Israel estava em desobediência. Nosso Deus é amor, é liberdade. Deus nos tira do cativeiro para sermos livres para viver em santidade, mas se nós quisermos de volta o cativeiro do pecado, a porta é larga e está sempre aberta. Deus não pode dar vitória contra os filisteus porque o povo estava agindo sem fé e em desobediência. Não conte com Deus quando quiser fazer as coisas do seu jeito. Deus é bom, então Ele te dá liberdade para você fazer oque você quer, mas Ele é justo, então você colhe exatamente oque plantou. Quer fazer as coisas do seu jeito? Ok, será feita a sua vontade, não a de Deus. Porque Deus não vai entrar com você num caminho que Ele desaprova. Entende o problema? Deus não será a sua “Pedra de ajuda”.
Quando houve arrependimento sincero, Deus foi a “pedra de ajuda” para Israel. Se houver arrependimento sincero da sua parte, (arrependimento não é culpa ou remorso, estamos lidando com o conceito bíblico de arrependimento, que é mudança de caminhos), Deus será contigo.


5º – Até aqui nos ajudou o Senhor. Como vimos, essa frase não tem nada de passiva. Eles foram à guerra e batalharam. Os filisteus chegaram, houve peleja, porque a batalha era de Israel, mas Deus comprou a briga.


Há batalhas que você não tem que pelejar porque a batalha não é sua, mas há batalhas que são suas, exclusivamente suas. A questão é: você está disposto a encarar? Ou quando a batalha começar você vai correr pra outros deuses ou pro pecado? Vai desistir no meio do caminho? Deus não compra briga de quem é fogo de palha. O versículo de hebreus explica isso:
Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele. Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que creem e são salvos. ” - Hebreus 10:38, 39
Recuar é derrota. Deus não compra briga de quem já se deu por derrotado.


Vitória é pra quem batalha. Os filisteus eram um povo de guerra, conhecidos pela suas vitórias de guerra. Vitória é para quem é guerreiro. Mas vitória com Deus é pra quem tem aliança com Deus. Porque a vitória com Deus é “hupernikao”: “mais do que vitória”, é ser mais do que vencedor. É vitória absoluta. E isto é exclusivo ao povo da aliança.


6º – Você pode ter sofrido derrotas até aqui, mas se a partir de hoje, você enquanto TEMPLO DO DEUS VIVO, ERGUER O ALTAR, e se arrepender com sinceridade, mudando os seus caminhos, Deus vai trovejar sobre os seus inimigos.




Você tem uma batalha? Está disposto a batalhar? Se você estiver disposto a se arrepender dos caminhos que te levaram até a derrota, Deus está disposto a comprar a sua briga. Põe tua casa em ordem, ergue o teu altar, e te prepara, porque Deus vai reescrever a tua história até aqui. O local da sua derrota vai ser o memorial da tua vitória. E assim como Samuel, depois da batalha, você vai dizer: “Até aqui nos ajudou o Senhor, por isso estamos alegres”.

Em Cristo, missionária
Lya Alves