Tesouros da glória. Parte 4 : Riquezas da Graça


“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante Ele; e em amor nos predestinou para ele, para adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor da da Glória de sua graça, que Ele nos concedeu gratuitamente no Amado, no qual temos redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza de sua graça (...)”
Efésios 1: 1-7

Bençãos espirituais: oque são? 
As bençãos espirituais não são deste mundo, e dizem respeito a vida eterna: porque são eternas em sua própria natureza. Aquele que busca acha, e oque pede, recebe. Não sejamos insensatos a ponto de achar que não precisamos de bens materiais, principalmente os que tem a ver com o sustento do corpo, o próprio jesus afirmou que o Pai Celestial sabe que precisamos destas coisas. 
Um dos problemas com relação a benção é o mau uso da palavra. Nas reuniões de crentes, quando o culto é bom, diz-se que “foi uma benção”. Isto é errado. Ou quando dizemos que recebemos uma benção, porque todas elas nos foram dadas no ato da conversão. O mais correto seria dizer “finalmente consegui me apropriar da benção”. Depois que você se converte, não recebe mais bençãos porque Deus não reteve nada. Oque acontece é um amadurecimento no entendimento e então você passa a se apropriar do que está escrito nas Escrituras. O povo se perde por falta de entendimento.
Paulo diz que as bençãos espirituais são abundantes, logo creio que não seja possível fazer uma listagem, mas podemos observar, em Efésios 1, pelo menos três categorias:
a) a vontade de Deus: (v.4) Deus nos elegeu Nele, nos predestinou para filhos de adoção(v.5) nos fez agradáveis a si mesmo (v.6);
b) a obra do Filho: (.7) nos elegeu Nele, (v.9) temos conhecimento da sua vontade (seus planos secretos), (v.14) nós temos uma herança);
c)o testemunho do Espírito: fomos selados com o Espírito Santo (v.14)

Se observamos as bençãos que Deus dá a Moisés para quando entrasse na terra prometida, fica evidente o contraste entre nossas bençãos espirituais com as bençãos físicas de Israel, debaixo do velho conserto da lei em DT 28:1-4. Eram bençãos físicas, materiais e podiam ser experimentadas pelo corpo, condicionais a obediência. Deus transformaria as bençãos em maldição caso o comportamento da nação fosse desobediente e rebelde. Não devemos nos apropriar das bençãos de Israel porque elas revelam a antiga aliança. Nós estamos debaixo de uma nova aliança, muito superior.


Onde estão?
As bençãos espirituais posicionais e estáveis: Este texto de Efésios nos traz essa realidade espiritual chocante: somos abençoados com toda a sorte de bençãos espirituais. Ou seja, todo o tipo de benção espiritual que você precisar, você já tem. Então você pode dizer: “Ei! Mas eu não tenho todas as bençãos que preciso!”, e eu lhe mostro a segunda parte da frase: “nas regiões celestiais em Cristo”. Se você acha que não tem todas as bençãos que precisava então precisa ir buscar. Quando o estoque de comida acaba numa casa, oque o dono faz? Vai comprar no supermercado, ou no açougue, ou na padaria, ou na loja de material de limpeza. Por que? Porque ele precisa comprar onde tem. Ele não vai na loja de roupas comprar feijão, ou numa imobiliária comprar pão. É preciso ir buscar no lugar certo. Se suas bençãos estão nos lugares espirituais, onde você vai buscar? Nos lugares espirituais! Claro! Mas o crente insiste em encontrar as bençãos espirituais nos lugares carnais ou nos lugares fora de Cristo. Isto porque o crente ainda não aprendeu a pensar em categorias espirituais e por não ter uma mente espiritual, não sabe oque é uma benção espiritual. Muita gente vai á igreja para ser abençoado. Ir á igreja é um privilégio, e é bom, é “como uma benção”, mas a igreja não é o local onde estão as bençãos porque as bençãos estão nos lugares celestiais. Muito pastor puxando brasa pra sua sardinha fala esse tipo de heresia “não veio ao culto, perdeu a benção”. Vamos lá: primeiro que o culto não é o lugar onde se recebe a benção (é nas regiões celestiais), segundo, ninguém perde benção, estamos na nova aliança, Deus não transforma benção em maldição, oque ocorre é o crente perder seu entendimento sobre a benção. É como ter um cartão de crédito e esquecer a senha, você perde o acesso, mas o dinheiro continua no banco.

A expressão “lugares celestiais”, refere-se ao local onde Cristo está presentemente em sua posição de exaltação, acima de tudo e de todos (Ef.1:3,20, 2:6, 3:10). Para receber bençãos você precisa estar no local onde Cristo é exaltado, sendo um com Ele. Aí é que entra um problema sério.
1- porque muitos crentes não conseguem ser um com Cristo. 
2 -  porque para chegar ao nível da exaltação, você precisa primeiro ir até a cruz, morrer ali, descer ao inferno e então ressuscitar. 

A maioria dos cristãos hoje está apenas olhando para a Cruz. Outra parte grande está pendurado na cruz mas não morre nunca. Poucos morreram, e uma quantidade menor ainda foi ao inferno e outra fatia menor ainda ressuscitou com Cristo. Porque acham que seguir o caminho de Jesus é ir a igreja. Não! Seguir Jesus é seguir a rota completa até a ressurreição. Morrer na cruz, visitar o inferno dos outros, ressuscitar. É um caminho glorioso.

Como acessar as bençãos?
Pela fé. “Lugares celestiais” também são os lugares de autoridade das potestades malignas e dos poderes (anjos caídos) onde Deus nos chama para travar a batalha espiritual. Lugares espirituais são os locais onde se derrotam gigantes. Pela fé, os hebreus derrotaram gigantes, Nós também devemos procurar esses campos de batalha, ocupando o lugar que é nosso por herança. É pela fé que ocupamos nossa posição nesse local é “em Cristo”, ou seja, é pela fé que entramos na posição em que fomos feitos um com Ele. Não é por confissão positiva, ou pensamento positivo, ou por qualquer outra coisa. Nossas bençãos são posicionais (ou seja, dependem do nosso posicionamento) e seguras (estando em Cristo, elas não são abaláveis).


A relação entre benção e santidade
“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo,(...) apara sermos santos e irrepreensíveis perante Ele” ( Efésios 1:1)
Paulo bendiz a Deus por nos conceder toda sorte de bençãos espirituais nas regiões celestes em Cristo, não por nossos méritos ou escolha, mas por sua Vontade. E pela sua vontade nos escolheu para sermos santos e irrepreensíveis diante dele. Essa parte do texto nos mostra que as bençãos nos foram dadas por um propósito: para santificação, para sermos santos e irrepreensíveis diante Dele. Portanto, não é possível ser santificado conforme o propósito de Deus sem estas bençãos espirituais que devem ser buscadas pela fé. Ou seja, as bençãos fazem parte do processo de santificação e foram projetadas para preparar os cristãos para a nova vida. Então, buscar e receber bençãos nesta vida nos torna cristãos maduros e nos prepara para a vida eterna.

Então, precisamos buscar estas bençãos espirituais. A palavra “espiritual” vem do grego “pneumatikos”, e se refere a esfera espiritual, e dá a ideia de invisibilidade e poder. E Paulo usa essa palavra em contraste com aquilo que é “carnal, terrestre e material”. Mas não é pelo fato de que algo é espiritual e invisível, que não afeta o mundo. Pelo contrário, no futuro, os corpos glorificados dos cristãos serão espirituais, em contraste com os carnais. Não serão apenas espíritos ou aparições porque a palavra usada nos textos bíblicos para este corpo é “soma”, que dá a ideia de substância física. Paulo também revela que quando Cristo voltar, transformará esse corpo abatido em corpo glorioso (Fp 3:21). Jesus apareceu fisicamente várias vezes após sua ressurreição, e nossos corpos serão semelhantes ao dele.

Palavra final: 
Estamos nos alinhando para o próximo ano. Bençãos virão. Precisamos nos preparar para isso. Muita gente vai terminar 2017 esperando receber suas bençãos por falta de entendimento da Palavra. Outros vão até o fim da vida assim, isso é oque o espírito de religiosidade faz. Mas agora que sabemos que não vamos “receber” bençãos porque todas elas já nos foram concedidas, parte desse alinhamento é descobrir como acessar. Sabemos que é pela fé, em unidade com Cristo exaltado, posicionado e nos lugares espirituais. Ou seja: vai ter batalha sim. Procure as áreas onde você só vence pela fé, as áreas dos gigantes. Hebreus 11:4-11 cita a galeria dos heróis da fé e uma listagem de lugares espirituais. Esse é um bom começo na sua pesquisa. Pela fé, Abraão foi chamado, obedeceu e foi abençoado;
pela fé Sara recebeu poder para ser mãe porque acreditou que Deus era fiel para cumprir oque prometeu; pela fé, Abraão quando foi posto a prova, ofereceu Isaque em sacrifício, pela fé, Moisés abandonou o Egito e atravessou o Mar Vermelho. Pela fé, ele celebrou a Páscoa para que o exterminador não tocasse nos primogênitos dos israelitas. Oque me lembra que este ano o exterminador estará nas ruas e seremos constrangidos a não celebrar a ressurreição. Seremos constrangidos a andar deprimidos e desanimados. Seremos inibidos de aparentar alegria. Mas nós somos dos que andam sobre as águas. Precisamos celebrar a Páscoa para não sermos atraídos para as ruas e então pegos pelo exterminador que ali está.